Neste episódio, conversamos sobre a preparação do terreno para a construção. Depois de feito o projeto arquitetônico e aprovado na prefeitura, é hora de começar a obra com a limpeza do terreno e marcação da área pelos pedreiros.
E tudo começa com a limpeza do terreno, retirada dos entulhos e também das plantas que precisam ser tiradas para a instalação do canteiro de obras. Para essa fase da limpeza, a dica é contar com um bom fornecedor de caçamba, com capacidade adequada para comportar toda a sujeira extraída do terreno.
Cuidar para que as medidas das marcações estejam corretas. Se você não tiver o engenheiro ou arquiteto para acompanhar a obra, como já dissemos, é você que terá que fazer esse acompanhamento. Então, antes de começar a obra, é bom ter aquela conversa amigável com o pedreiro, ao iniciar as marcações do terreno. É preciso interpretar corretamente o projeto, vendo com cuidado todas as medidas indicadas no desenho.
Caso não sejam conferidas todas as medidas, há o risco do trabalho das marcações ter que ser refeito.
A outra dica é sobre o aterramento e a análise do solo. O ideal é contar com o engenheiro civil para cuidar dessa parte. Principalmente se o terreno tiver uma declividade que não seja comum ou se o terreno for muito arenoso, ou não for muito firme.
O pedreiro experiente, sim, vai saber tratar certinho o que fazer no alicerce para evitar a infiltração. Inclusive, há técnicas como a colocação de lona na construção do alicerce, e aplicação de produtos especiais para conter a subida da umidade. O pedreiro experiente e consciente vai saber usar essas técnicas.